sexta-feira, 15 de julho de 2011

Niké, a vitória...

A vitória é única, um sentimento de superioridade que inunda a alma e nos transforma em deuses, mesmo que por um minuto.
Um momento de vitória vale uma vida, é maravilhoso sentir em si a honra de ser bem sucedido, é claro que existem os que sentem prazer em ver voltados para si os olhos invejosos do inimigo derrotado, mas o verdadeiro espirito de Niké reside naqueles que transformam o sentimento de triunfo em uma vitória ainda maior, para a alma.

Niké de Atenas, armada em batalha

A mitologia diz que Athena se apaixonou por um jovem general de Olímpia e dele acabou por engravidar; Athena ao saber que seria mãe prometeu que se o general fosse vitorioso, seus descendentes seriam triunfantes pela eternidade.
Eis que Olímpia vence a guerra, e do ventre de Athena nasce uma jovem, esplendida e alada, que recebe o nome de Niké (vitória em grego).
A vitória de Samotrácia
Os atenienses adotaram Niké como sua deusa protetora, e construíram em sua honra um pequeno templo, a última construção da Acrópole de Atenas.
O templo de Niké é um dos mais belos e delicados de toda a Grécia, bem como à quem foi dedicado, Niké era feminina e delicada, doce como a própria vitória, sentimento sublime que nos deixa extasiados.

Uma música para este post:
http://www.youtube.com/watch?v=GTdj2MInlnQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário